Congresso Brasileiro De Análise Transacional

 em Eventos

De 31 de Agosto a 1 de Setembro, participe do maior encontro de Analistas Transacionais em Porto Alegre / RS. Inscreva-se aqui (site da UNAT). Neste ano, abordamos o tema:

ESPERANÇA E MEDO: O QUE TE MOVE?
O que nos move?
No trabalho, nas relações, na vida?
O que motiva nossa ação?

O medo é uma emoção natural ligada aos mecanismos naturais de manutenção da vida. Porém, hoje vivemos em uma cultura na qual o medo é cultuado e disseminado. Já experimentaram escolher um filme nos canais de TV? Quantos são sobre violência, destruição, ameaças dos mais variados tipos – de catástrofes naturais a zumbis. Difícil é encontrar alguma oferta que não alimente o medo e não apenas o medo que protege a vida. Muito mais frequentemente o medo que cria medos que impedem o próprio viver, que gera impotência e paralisia, que nos mantém desconfiados do vizinho, da pessoa que caminha em nossa direção na rua, do outro de pele ou aparência distintas da nossa. Tantas fobias nos enclausurando…

Neste cenário, o que nos sustenta? Esperança?

A nossa capacidade de sonhar com algo melhor no futuro, de projetar para além dos temores uma imagem positiva, a possibilidade de que algo bom aconteça. Mas esperança não pode ser espera: de um salvador, de um milagre, de algo que nos livre do mal. Esperança precisa vir do esperançar, do movimento da consciência que nos permite imaginar um tempo melhor e, a partir daí, criar e manifestar o esperançado.

Para além da esperança e do medo, a proposta é dialogar sobre “O QUE NOS MOVE”.
O que nos mantém ativos, trabalhando, criando, aprendendo, relacionando?
O que pode realmente nos tornar agentes criadores de melhores relações – consigo, com o outro, com a comunidade, com a natureza e o trabalho, com o espírito?

Estas são as perguntas que estão presentes ao pensarmos este encontro dos Analistas Transacionais e das pessoas interessadas em Análise Transacional.
As respostas? Pretendemos criá-las junto com cada participante do XXVI CONBRAT, em Porto Alegre (RS).

Venha participar, dialogar, pensar, sentir e criar ações que nos movam em direção ao mundo que desejarmos.

Proposta metodológica

Seguindo o ciclo de aprendizagem de adultos descrito no livro “Táticas”, por Rosemary Napper e Trudi Newton, será criado um movimento durante o congresso que nos permita passar por todo o ciclo. O início será por uma experiência concreta sobre “Esperança e Medo: o que te move?”, o primeiro movimento do aprender. Depois, indo para o segundo movimento, um espaço para a observação reflexiva sobre o que foi experienciado. Daí, construindo as reflexões conceituais e, deste entendimento, a proposta será vivenciar a experimentação ativa das novas possibilidades.

Deixe um comentário

1 × 5 =

Digite sua pesquisa e pressione enter